domingo, 24 de fevereiro de 2008

Como se tornar um líder servidor

Seguindo a linha do blog de postar sobre assuntos interessantes hoje vou postar o resumo de um livro que li mês passado.

A leitura é algo bem interessante porque depois que conseguimos quebrar uma barreira e tornar da leitura uma coisa natural nós não queremos mais parar de ler. Não que eu leia muito, mas acabei me interessando pelos livros e estou conseguindo ler mais a cada dia e aconselho a todos que tornem da leitura um hábito.

Minha idéia de escrever sobre os livros que eu leio é colocar um resumo sobre o mesmo, pegar os pontos chaves e postar aqui. Não vou acabar com o encanto dos leitores do blog de ler o livro, mas pretendo ajudar ainda mais os leitores a se interessarem pelos livros que postarei. Cada um tem sua opinião sobre um assunto, então colocarei ao final de cada resumo se eu recomendo ou não a leitura. Quero postar todo o mês o resumo de um livro. Hoje o livro será:

Livro: Como se tornar um líder servidor (Os princípios de liderança de “O monge e o executivo”);

Autor: James C. Hunter;

Para falar deste livro primeiro tenho que explicar o conceito de liderança. Existem várias definições de liderança e cada autor tem a sua particular. De acordo com James Hunter, nosso autor de hoje, o conceito de liderança é: A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.

Para resumir o conceito, liderança é quem somos. Inspirar confiança por meio da força do caráter é simplesmente ser o exemplo o qual as pessoas devem seguir. Você nunca será líder se não for honesto, se não for dedicado, se não respeitar os outros. As pessoas não vão seguir os passos de uma pessoa que não respeita ninguém. Ser o exemplo de alguém é ter autoridade sobre esse alguém.

A grande diferença de autoridade e poder é que a autoridade se resume em: “Farei por você”. Enquanto poder se resume em: “Faça isso, senão vai ver!”. É fácil ter poder sobre as pessoas, quantas pessoas têm dinheiro e exercem poder ou são chefes porque são parentes do dono da empresa. Difícil é ter autoridade e fazer com que as pessoas trabalhem entusiasticamente visando o bem da empresa ou até mesmo o bem dos outros.

O grande exemplo de autoridade é Jesus Cristo e ele nos ensinou que qualquer um que queira ser líder deve primeiro servir. Se você opta por liderar, deve servir. Se prestarmos atenção esse ensinamento tem tudo a ver com o amor porque o amor é o ato de se pôr a disposição dos outros, identificando e atendendo suas reais necessidades, sempre procurando o bem maior. Um líder deve agir com amor, deve amar as pessoas porque o amor é paciente, o amor é gentil, não é pomposo nem arrogante (humilde), não age de maneira inconveniente (respeitoso), não procura seu próprio interesse (altruísta), não regozija na injustiça, mas na verdade (honesto), suporta todas as coisas, nunca falta (dedicado). Isso é ser líder.

Bom, só ler ou falar sobre liderança não irá nos tornar um líder servidor, devemos praticar ela. A liderança servidora deve ser tornar um hábito. Para isso, devemos mudar nosso comportamento porque o comportamento são nossas ações e nossas ações é o nosso caráter. Devemos pensar como líderes e agir como líderes.

“Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se nosso caráter e o caráter torna-se nosso destino.”

A verdade é que não há nada de digno em ser superior a outra pessoa. A única nobreza genuína é ser superior a seu antigo eu.

Gerald Graham descobriu que o estimulante profissional mais poderoso é o elogio (público ou escrito) por parte dos gerentes. Outro estimulante poderoso são as promoções por desempenho, ou seja, por mérito. Não há nada melhor que um líder que justo. As pessoas só se preocupam com o salário enquanto não recebem um salário justo, depois de conseguir isso é necessário um valor motivacional. Como diria John Ketzenbach: “O dinheiro pode atrair e manter pessoas, mas raramente é o que as motiva a excelência”.

Descobri uma pesquisa muito interessante nesse livro e por acaso eu estou nela.

Dois terços dos funcionários não deixam a empresa... deixam o chefe.

“Não há pelotões fracos, apenas líderes fracos” – General William Creech

Para finalizar gostaria de falar um pouco sobre excelência. Sempre que nós agimos com paixão pelo que fazemos estamos prezando pela excelência e isso irá contagiar todos a sua volta. Exija a excelência, a excelência afasta os medíocres, assim como a mediocridade afasta os competentes. Dê o exemplo para os outros, o exemplo não é a maneira principal de influenciar os outros. É a única maneira possível.

Gostei muito deste livro e ele realmente vem bem completo, com alguns passos para mudar nossa vida e praticarmos a liderança, com avaliações que podemos realizar com nossos subordinados e superiores para ver se estamos indo bem como líderes, além de alguns testes bem interessantes para ver onde devemos melhorar.

Abaixo estão alguns dos mandamentos do autor, no livro tem mais, aqui coloquei os mais interessantes e que fazem sentido com meu texto acima:

- Seja muito exigente com as pessoas que contrata;
- Remunere a pessoa de forma justa;
- Respeite todas as pessoas;
- Insista na melhoria pessoal contínua;
- Reconheça e recompense as realizações espontaneamente;
- Procure as melhores práticas e implante-as;
- Seja honesto e exija honestidade total;

Eu realmente recomendo a leitura, vale a pena.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e