quinta-feira, 4 de junho de 2009

Casais inteligentes enriquecem juntos - Gustavo Cerbasi

Livro: Casais inteligentes enriquecem juntos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Gente


Esse livro é dividido em três partes. A primeira, sevindo para introduzir o assunto financeiro na vida amorosa mostra alguns exemplos cotidianos onde não percebemos que o dinheiro é o culpado de brigas e discussões. Na segunda, o autor foca na vida a dois, mostrando como devemos traçar nossa vida amorosa juntamente com uma vida financeira saudável. Na terceira, o autor dedica algumas páginas para aconselhar sobre investimentos e onde é melhor investir nosso dinheiro nas diversas etapas da vida a dois.

1 e 2) 1ª parte: A primeira parte do livro apresenta os perfis que um casal pode ter, mostrando 3 exemplos simples onde 1 casal vai bem, outro razoável e o último em ruínas. Vale ressaltar que muitas vezes algumas brigas entre os casais é por falta de dinheiro, mas isso fica mascarado atrás de motivos como falta de romantismo e etc.

É bom o casal estar sempre em sintonia para que as atitudes de um não fruste o outro. Por exemplo, um casal onde o homem controla o dinheiro e a mulher que faz as compras. O homem todo o mês pede pra mulher gastar menos. Ela por sua vez, gasta menos, inclusive deixando de comprar coisas para seu próprio uso, como roupas e etc. No final do ano o homem para presenteá-la compra um carro. Ela por sua vez fica frustada porque ela não quer um carro e sim uma vida mais tranquila.

3) Finanças do namoro ao noivado: Tudo deve ser planejado e não deve haver segredos entre o casal. Sempre que o casal batalhar junto por um projeto ele será bem executado.

Quando se pensa em longo prazo e se poupa no longo prazo é possível ver grandes diferenças e grandes resultados.

Dificuldades financeiras são escolhas pessoais: vocês decidem tê-las quando ignoram a importância do planejamento financeiro.

4) As finanças dos recém-casados: Planos comuns jamais serão contruídos de modo eficiente se tudo no relacionamento for dividido. Perde-se em eficiência, em organização e em resultados.

De preferência juntar as contas adicionando o cônjuge na conta mais antiga, para pagar menos tarifas. E investimentos conjuntos pois quanto maior a quantia melhor o fundo. Elaborar um regime financeiro, nada muito complicado. Deve-ser perder poucos minutos em sua atualização semanal e seguir ela a risca sempre.

Fórmula da abundância financeira: Gastem menos do que ganham e invistam a diferença. Depois reinvistam seus retornos até atingir uma massa crítica de capital que gere a renda para o resto da vida. Lembre-se: Não há investimento bom para quem está atolado em dívidas.

5) As finanças dos casais com filhos: É melhor juntar dinheiro para algo do que financiar. Com os filhos é a mesma coisa, é melhor juntar dinheiro desde que eles nascem para seus estudos, por exemplo. Outro fator interessante é conversar com os filhos sobre dinheiro e dar mesada. Vale mais a pena dar bônus para os filhos quando eles passam de ano do que puní-los retirando a mesada caso não passem de ano.

6) Cuidando dos emprevistos: Se tem dinheiro poupado não peça empréstimo, tire da poupança e empreste a você mesmo, inclusive pagando juros. Em caso de dívidas, é melhor vender o carro e pagá-las. Pode-se até incluir o valor da venda em uma entrada para um carro de menor valor.

7) Investimentos: A busca da melhor opção. É possível alcançar um padrão de vida bastante superior ao que temos hoje se usarmos 4 ingredientes fundamentais: tempo, dinheiro, decisões inteligentes e juros compostos.

8) Valores que devem ser contruídos ao longo da vida: Vocês começarão a enriquecer mais rapidamente quando perceberem a importância das coisas que não custam nada.

9) Administrando o sucesso de um plano: Nem a independência financeira nem a aposentadoria estão relacionados a idade. Pensem na aposentadoria como uma oportunidade de crescer.

10) A riqueza como objetivo de vida: "Dizem que sou um cara de sorte... só sei que quando mais eu me esforço, mais sorte eu tenho!" - Jack Niklaus

Concluindo: Gostei bastante do livro. Ele trata profundamente em alguns momentos sobre aspectos nem sempre percebidos antes de tomar decisões. A vida de um casal pode ir do sucesso a ruínas caso nenhum dos dois se preocupe em manter as contas em dia e poupar algo no fim do mês para um imprevisto ou melhor ainda, poupar para um investimento. Se investimos em um relacionamento pelo resto da vida, por que não investir nosso dinheiro para usá-lo no fim de nossa vida?

Vale a pena a leitura, principalmente se você está no início de um casamento ou até mesmo se está solteiro e pretende casar um dia.


Nenhum comentário: