sexta-feira, 12 de junho de 2009

Filhos inteligentes enriquecem sozinhos - Gustavo Cerbasi

Livro: Filhos inteligentes enriquecem sozinhos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Gente

Para quem está pensando em ter filhos, ou já tem um vale a pena ler esse livro. Claro que esse livro fala apenas da educação financeira, outros detalhes sobre como criar os filhos devem ser procurados em outros livros, mas no que o livro se propõe a ensinar ele ensina bem.

Logo de cara já vemos um ensinamento importantíssimo. Começar cedo e de forma correta pode diferenciar um milionário de um endividado. E ao terminar o livro lembramos desse ensinamento. Faz muito sentido.

1) Pais e filhos sabem lidar com dinheiro? Os pais devem passar mais tempo com seus filhos e não alimentar hábitos de luxos, evitar mimos e fazer a alegria dele de forma simples.

2) Dá pra contar com a escola? É um questionamento difícil, escolas públicas fazem o feijão com arroz, mas escolas que oferecem mais custam caro. Deve-se escolher bem a escola de seus filhos para que eles tenham bom ensinamento para a vida, não só o básico, mas como atividades extras de esporte, cultura, finanças e etc. É de suma importância também o pai estimular essas outras atividades e ensinamentos.

3) Como a criança aprende? Criança aprende pelo exemplo e respeita muito as regras. Se você impor regras e quebrá-las, fará com que a criança se frustre. Primeiro dê o exemplo. É preciso entender algumas necessidades das crianças, como liberdade, estar entre amigos e ter o que os amigos tem.

4) Sete princípios fundamentais na educação financeira:
I: Valorizar - Nem todo valor tem seu preço. É importante distinguir o valor do preço. Valorizar algo é passar horas se dedicando aquilo ao invés de comprar algo caro para dizer que é importante. Valorize o tempo com seus filhos ao invés de dar presentes caros para suprir sua ausência.
II: Celebrar - Celebrações quebram a rotina. Celebrar só em datas especiais, assim como comprar presentes. Crianças que recebem presentes toda hora viram consumistas e não entendem o verdadeiro motivo da celebração. Faça-a entender o motivo a ponto do presente ser secundário.
III: Orçar - Seu limite é o que você tem. Pague juros só se precisar, senão orce tudo e compre o que você tem condições.
IV: Investir - Juros recompensam poupadores. Devemos ensinar a criança com juros morais, se ela gastou toda mesada e quer algo, dê com o trato de pagar menos a ele depois, assim como recompensá-lo por poupar, ensinando que o dinheiro poupado trabalha sozinho.
V: Diferenciar - Amigos, amigos, negócios à parte. Devemos fazer negócios sérios, mostrando para a criança que o ato de comprar é diferente do ato de lazer.
VI: Negociar - Seu dinheiro vale mais na sua mão que na mão dos outros. Devemos negociar sempre para termos bons resultados, cada 1 real perdido na negociação são 2 perdidos no nosso investimento.
VII: Equilibrar - Vida rica é vida em equilíbrio. Para ter sucesso nos princípios devemos equilibrá-los. Existem momentos certos para levar os princípios ao extremo e momentos em que devemos pegar leve. Mas lembre-se que os princípios são a base para o ensinamento dos filhos.

5) Seis atitudes fundamentais:
I: Ensine todos os dias, aprendemos por repetição - Todos nós aprendemos por repetição, devemos falar para a criança várias vezes a mesma coisa. A frase: "Já falei pra você não fazer isso!" deve ser esquecida. Ninguém aprende uma vez só.
II: Ensine com diversão, aprendemos por prazer - Ao invés de discutir seriamente assuntos referentes a dinheiro, discuta de forma descontraída, como por exemplo, deixar que a criança decida onde serão as próximas férias, ou onde passarão o fim de semana. Levando em consideração o quanto podem gastar.
III: Ensine pelo exemplo, aprendemos por inspiração - "O exemplo vem de casa", se você der o exemplo seus filhos o seguirão. Ao invés de dizer: "Não fume maconha!" diga: "Você já me viu fumando?".
IV: Ensine com justiça, aprendemos por obrigação moral - Promessa é dívida. Seja sempre justo e fortaleça o senso de justiça da criança. Regras são para todos, tanto para os pais quanto para os filhos.
V: Ensine com humildade - Não se sinta o dono da verdade, os filhos aprendem muito na escola e no computador. Seja bom ouvinte, mas lembre-se de ensinar e aprender com eles.
VI: Ensine com carinho, aprendemos por amor - Seus filhos só absorverão os ensinamentos em um ambiente hostil e amoroso. Procure sempre ter um clima bom em sua família.

6) Ferramentas para o aprendizado: Dar mesada significa transferir aos filhos uma responsabilidade que era dos pais. É importante entender e fazer eles entenderem a importância disso, juntamente com o valor que eles querem e o valor que nós podemos dar. É necessário ter uma conversa madura.

7) Conversas mais maduras ao longo do tempo: Não adianta querer que seu filho perca tempo com planilhas e controles, nem querer que ele entende que o seu salário é puco porque para ele será muito sempre. Deve-se ensinar com diversão e ao longo dos anos ir amadurecendo as conversas, fazendo ele pagar suas contas e ter noção do que é o dinheiro. Um bom exercício é fazer ele ajudar no planejamento das férias.

Nosso sucesso ajuda muito no sucesso dos nossos filhos. Por não cuidarmos adequadamente de nosso futuro pessoal, conduzimos nossos filhos a um futuro de dificuldades. Uma família deve dar apoio e carinho, isso assegura que os filhos tenham uma boa base para o sucesso.

8) Filhos mais ricos: Uma boa lição financeira não garantirá o sucesso de seus filhos. Outros fatores são fundamentais como: respeito, companheirismo, atenção à saúde e à alimentação, convívio social, proteção, entre outros. Mas um bom planejamento financeiro pode facilitar muito.

Três fatores imperceptíveis passam a fazer parte de famílias que enriquecem:
1: Aprendizado - Parece difícil realizar os primeiros sonhos porque não estamos acostumados a fazer planos para atingí-los. Com o tempo aprendemos a escolher melhor e ter mais disciplina.
2: Consolidação da renda - Aprendemos a gastar melhor.
3: Motivação trazida pela conquista - Quem já quitou um financiamento sabe que essa sensação é indescritível. É uma espécie de vício empreendedor.

Vale a pena a leitura para todos aqueles que tem, querem ter filhos, ou quem quer trabalhar com crianças.

Nenhum comentário: