terça-feira, 15 de abril de 2008

Programação e motivação

Estava perambulando pela internet nos vários blogs da rede e me apavorei com algo que li. Existe grande taxa de desistência nos cursos de informática nas diversas faculdades e centros universitários do brasil, por culpa principalmente das disciplinas introdutórias da área de programação.

Eu realmente não sou parâmetro porque adoro programar e adoro toda essa parte de algoritmos e tudo mais, mas fiquei surpreso, especialmente com os fatos comprovados. De acordo com o blog Engenharia de Software, os cursos de lógica de programação iniciam com uma média de 50 alunos e em poucos meses, constata-se que taxa de reprovação (ou desistência) chega a 60%. Mais específico ainda, ele mostra que na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, para cada 200 ingressantes cerca de 50% concluem. E na Fundação Educacional do Município de Assis, para cada 70 ingressantes cerca de 55% concluem.

Eu não sabia que existia tanta desistência assim. Na minha turma da graduação muitos que entraram comigo desistiram no 1º e 2º semestres, mas achei que era coisa do destino. Nunca pensei que fosse assim em todos os lugares.

Mas sabendo desses dados fica a dúvida: Como motivar os alunos para que se adaptem a programação e continuem no curso?

O autor do blog Engenharia de Software, José Augusto Fabri, está experimentando alguns métodos para ver se consegue algum resultado, um deles é fazer com que os alunos criem jogos educativos, desde interfaces, regras e a programção em si. Fabri já está tendo alguns resultados e vale a pena conferir mais sobre esse trabalho em seu post "Como motivar o aluno nas disciplinas introdutórias da área de programação?".

Nenhum comentário: