quinta-feira, 13 de março de 2008

Ciência da computação

Bom, atualmente estou cursando mestrado em ciência da computação na Universidade Católica de Pelotas e nas primeiras aulas tive uma surpresa. O professor queria saber qual o significado de ciência da computação. A princípio parecia que a discussão não teria grande relevância, mas tomou um rumo bem legal. Então vou sintetizar um pouco de nossos pensamentos (meu e de meus colegas):

Vamos aos poucos:

Ciência da computação: "conhecimento sistematizado relativo à computação"

Ciência: - "conhecimento sistematizado"

Então vemos que tudo nos leva a descobrir o significado de computação e chegamos nesse resultado através do wiki:

"A computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema, a partir de entradas (inputs), e através de um algoritmo. É com isto que lida a teoria da computação, subcampo da ciência da computação e da matemática. Durante milhares de anos, a computação foi executada com caneta e papel, ou com giz e ardósia, ou mentalmente, por vezes com o auxílio de tabelas, ou utensílios artesanais."

Legal, a discussão tomou um rumo legal. Então para finalizar vamos chegar no último significado. O de algoritmo.

Um algoritmo é uma sequência não ambígua de instruções que é executada até que determinada condição se verifique. Mais especificamente, em matemática, constitui o conjunto de processos (e símbolos que os representam) para efectuar um cálculo.

Interessante que a palavra algoritmo tem origem no sobrenome, Al-Khwarizmi, do matemático persa do século IX Mohamed ben Musa, cujas obras foram traduzidas no ocidente cristão no século XII, tendo uma delas recebido o nome "Algorithmi de numero indorum", sobre os algoritmos usando o sistema de numeração decimal (indiano). Outros autores, entretanto, defendem a origem da palavra em Al-goreten (raiz - conceito que se pode aplicar aos cálculos).

E a palavra Arithmos vem do grego "números".

Aparentemente é muito científico, mas tá valendo.

Quando eu achar outro conceito interesante eu posto aqui.

Nenhum comentário: