segunda-feira, 17 de março de 2008

GMail

Aproveitando o restinho de final de semana vou postar sobre algo que pra mim revolucionou nossos endereços eletrônicos, o GMail.

Eu assisti um vídeo agora que me fez voltar um pouco no tempo e lembrar do meu primeiro e-mail. O endereço era clássico: "@bol.com.br". Pode ser que eu esteja errado, mas foi um dos primeiros ou o primeiro e-mail grátis na época e o pior é que fugia do conceito clássico de usar um programa de e-mails instalado em nosso computador pessoal para baixá-los. Ele apenas era um site na web onde tu te logava e lia seus e-mails sem compromisso, sem ocupar espaço em sua máquina e podendo acessar em qualquer lugar já que não estávamos presos a um programa específico, apenas a um brownser.

Voltando ao meu pensamento principal, eu lembrei desse meu primeiro e-mail porque além de ter revolucionado a leitura e envio de e-mails também consumia tempo. O nosso precioso tempo lendo e apagando spam.

Hoje em dia meu e-mail principal é "@gmail.com" e tenho que assumir que nunca tinha visto algo tão simples, direto e principalmente confiável. Temos o Google hoje como sinônimo de inovação e uma das marcas mais confiáveis no mundo. Não quero nem comentar o espaço que podemos usar gratuitamente em nossos e-mails, já que eles também revolucionaram nesse quesito. Enquanto várias empresas cobravam um absurdo por algums MBs de espaço o google simplesmente nos deu GBs e sem medo de errar.

Mas não são só essas inovações que me impressionam. Existem algumas que as vezes nem notamos mas realmente mudam nossas vidas. Eu tinha comentado o tempo que eu perdia lendo e apagando spam e preciso dizer que hoje não perco mais. Graças ao meu e-mail do google (@gmail.com) hoje eu não faço mais isso porque todos os e-mails desagradáveis vão direto para a pasta "SPAM" e o melhor, se algum e-mail por ventura entrar em minha caixa de entrada eu posso denunciá-lo como spam rapidamente e esse endereço não me encomodará mais. Realmente impressionante.

São coisas que as vezes nem notamos, mas que mudam nossas vidas. Esses dias eu li uma notícia que dizia que 80% dos e-mails que circulam no mundo são spam. Imagina você ler e apagar 80% dos e-mails que você recebe diariamente. Loucura né?

Quando chega domingo de noite eu tenho mais ou menos uns 150 e-mails na minha pasta "SPAM" e na minha caixa de entrada não chega a meia dúzia. A maioria dos e-mails que eu recebo é durante a semana, mas imagina eu acordar toda a segunda feira e ter que ler e apagar esses 150 e-mails indesejáveis. Sem condições né? Abaixo segue um vídeo exatamente sobre os filtros de spam do GMail que eu assisti faz pouco. É curtinho mas é bem interessante.



Agora vou durmir e graças ao google amanhã quando eu acordar não terei spans para apagar.

Nenhum comentário: