quinta-feira, 20 de março de 2008

Google Analytics

Bom, faz 3 meses que eu criei esse blog e com o tempo nós vamos aprendendo muita coisa sobre esse mundo "blogueiro". Uma das coisas é avaliar os usuários que o acessam e descobrir mais informações sobre eles, como: de onde eles vem (região), quais sites me mandam mais usuários, quais palavras-chave as pessoas que entram no meu blog procuram pelo google, entre outras.

Para isso eu estou usando o chamado "Google Analytics" e realmente é impressionante. No meu último post eu falei um monte sobre como o gmail é inovador e confiável e hoje estou postando sobre mais uma das ferramentas do google que é muito legal. Na realidade hoje quem quer estar bem na internet precisa se aliar ao google e usar suas ferramentas porque eles estão presentes nos mais diversos seguimentos.

O google analytics, além de monitorar os visitantes de nosso site, ele possui alguns recursos nem tanto explorados pelos seus usuários que vou tentar mostrar alguns aqui:

  • Perfil: Em sites muitos grandes é interessante usar o conceito de perfil. Perfil é um modo de segmentar nosso site, podemos criar um perfil do nosso site principal e um clone. Esse clone terá os mesmos relatórios do nosso principal, mas os dados serão de um segmento diferente como um perfil só de uma seção de filmes em nosso site. Temos um perfil geral que fala sobre televisão e um perfil específico para sabermos quem entra na nossa seção de filmes e etc.

  • Meta: O conceito de meta permite que criemos uma meta para o nosso site. O que seria isso? Em um site de compras podemos definir a página de "Muito obrigado por sua compra" como nossa meta, essa página nos diz que o cliente finalizou sua compra. Então, a partir daí podemos criar um funil. Esse funil seria o caminho possível que um usuário usaria para chegar a página de concluir a compra. Por exemplo: usuário entra em nosso site, visita uma categoria de produtos, visita um produto específico, entra no carrinho de compras e conclui sua compra. A partir desse funil podemos ver onde os usuários saem do caminho e por que eles saem. Por exemplo, podemos ver que os usuários quando vão concluir a compra entram em uma página de confirmação que possui muitas propagandas. O usuário clica nas propagandas e não conclui a compra. Esse seria o conceito de meta e funil.

  • JavaScript: Aqui eu coloquei javascript para ser mais geral, podemos configurar no nosso site uns código em javascript para conversarem com o analytics e monitorar algo mais específico, como se fosse um filtro. Outra coisa interessante é mexer nos cookies que o analytics gera e colocar informações dos usuários logados em seu site. Podemos gravar no cookie o sexo dos usuários e pelo analytics mostrar o que pessoas do sexo masculino mais visitam e melhorar essas áreas para esse público.

  • Comércio Eletrônico: Sobre comércio eletrônico, o analytics pode nos informar quanta receita o nosso site está gerando. Se temos um site de vendas podemos monitorar exatamente quais seções geram mais retorno e o quanto eles geram de retorno.

Abaixo segue um vídeo sobre o analytics. É um vídeo bem técnico voltado para desenvolvedores ou pessoas interessadas em detalhes mais profundos do analytics. Esse vídeo foi gravado pelo pessoal do google mesmo e explica todos os conceitos que eu coloquei acima. É um pouco longo, mas vale a pena.

Nenhum comentário: