segunda-feira, 31 de março de 2008

A dengue e a falta de informação

Hoje estou saindo um pouco do foco do blog, mas queria expressar um sentimento estranho que estou tendo nessas últimas semanas. A indignação.

É de ficar de queixo caído quando ligo a TV no noticiário e os apresentadores ficam mostrando como está o trânsito em São Paulo e quando sobra tempo eles mostram as pessoas morrendo de dengue no Rio de Janeiro. Cara, existem pessoas morrendo e os jornais estão preocupados com o trânsito? Será que o que está dando ibope é o transito e não a tragédia da dengue?

Eu vi o Dr. Drauzio Varella falando que era inadimissível nos tempos de hoje termos uma epidemia de dengue, mas até eu sei que nosso povo não está preparado para isso porque não temos informação. Tudo bem, eu tenho computador, eu tenho internet, eu tenho TV a cabo, eu assino jornal, mas e as pessoas de classe baixa que mal conseguem ter uma TV em casa e se quer conhecem o que é internet, como elas se informam das coisas? Quanta gente Brasil a fora está lutando para conseguir comer e quanta gente nem consegue mais lutar por comida porque já não sabe mais o que é isso? Como que pessoas sem condições vão ter acesso a informação e como que essas pessoas vão saber lutar contra a dengue?

O maior foco da dengue hoje no Brasil acredito que seja no Rio de Janeiro. Agora pensem comigo, esse foco está nas casas de pessoas de classe média e classe alta? Acredito que não. Agora onde moram as pessoas de classe baixa? No morro. O mesmo morro onde moram os traficantes e onde temos o maior índice de mortes ocasionadas pelo tráfico. Será que esse povo que diariamente foge de balas perdidas consegue lidar com a dengue? Será que o tráfico pára para que as pessoas se previnam contra a dengue? Será que o governo não vê que nosso povo não está preparado para lidar com esse tipo de epidemia?

Isso o jornal não mostra. Aí mostra o trânsito. Pô, com a população brasileira do tamanho que está é óbvio que nossas ruas se tornarão um gargalo e pra falar a verdade já se tornaram. Aqui no rio grande do sul na capital Porto Alegre todo santo dia as 18hrs a cidade pára. Simplesmente pára. Agora vamos fazer uma rápida análise. O juro está baixo e o povo brasileiro está comprando muitos carros. Correto. Nossas cidades não estão preparadas para um volume tão alto de carros. Correto de novo. Nem todo mundo tem carro. Opa! Se nem todo mundo tem carro não poderíamos ter um problema desses não é? Eu acredito que não poderíamos ter, mas nós temos um crescimento desordenado e estando com a economia em um bom momento a população compra mais. Isso é normal. Eu ainda acredito que todas as famílias deveriam ter um carro e isso seria normal porque a situação que estamos hoje com uma diferença enorme entre as classes sociais está errada. Não deveríamos ter miséria. Voltando ao fato de todas as famílias terem um carro, se isso ocorresse hoje ninguém mais ia dirigir porque não teríamos espaço para tantos carros.

Nem tudo está nas coisas óbivias. Muita gente acha que esse problema do trânsito é culpa dos juros baixos e das boas condições de compra que temos hoje, mas o fato é que juros baixos e boas condições de compra deveríamos ter sempre e o que está errado é uma má organização em geral dos governos que não se dão conta do tamanho da nossa população e em que podemos nos tornar daqui a alguns anos. Antigamente criaram a rotatividade das placas, as placas com tais números não andam nas terças por exemplo, mas ao mesmo tempo a população adiquiriu mais carros. Então não adiantou nada criar as placas rotativas se o número de carros duplicou. Ninguém pensa a longo prazo, somente a curto prazo.

Com a dengue a mesma coisa. Há 5 anos atrás o Brasil já tinha dengue e nosso governo simplesmente colocou milhares de pessoas na rua para ir de casa em casa analisando se existia foco. Naquele momento foi a melhor coisa que se deveria ter feita, mas e no longo prazo? Por que nosso povo não teve um acompanhamento com informações sobre a dengue? Por que não nos preparamos para o longo prazo? Por que? Por que ninguém se preocupa com o futuro? Por que nosso governo não toma atitude pensando no longo prazo? Esse é o mesmo problema da água. Parece que enquanto não faltar podemos disperdiçar. Que isso!?

Realmente eu não entendo. Eu só quero ver atitude, ver que nosso país não está parado e ver que nossa população tem informação. Não adianta nada vivermos em um maravilhoso país se nem todos conseguem ver a mesma beleza. Alguns se encantam com o Cristo Redentor e outros choram com as favelas.

Tem coisas que eu realmente não consigo entender.

Nenhum comentário: