sábado, 10 de maio de 2008

Eclipse com JavaCC

Atualmente estou usando muito o JavaCC e achei um plugin bem interessante para o Eclipse. Por sinal tenho me surpreendido muito (positivamente) com o Eclipse, ele é uma excelente ferramenta que, além de me dar um bom suporte para o desenvolvimento em PHP, está me permitindo criar e rodar arquivos ".jj" com minha gramática do JavaCC e compilar essa gramática nele mesmo. Que legal!

Para quem não conhece, o JavaCC é uma ferramenta geradora de analisadores sintáticos criada pela SUN para a comunidade de programadores Java. Ele é uma ferramenta simples e poderosa que nos permite criar analisadores sintáticos, bem como a construção de compiladores.

Agora falando do Eclipse com o plugin do JavaCC, podemos integrá-los facilmente:
  1. O Eclipse pode ser baixado aqui;
  2. Após a instalação do Eclipse, baixe o plugin do JavaCC aqui;
  3. Descompacte o download e insira-os no diretório raiz do eclipse (pastas plugin e features);
  4. Depois de instalado o eclipse + o plugin, baixe o javacc (compilador) aqui;

Para criar sua primeira gramática no Eclipse, faça o seguinte:

  1. Entre no menu: File >> New >> Java Project (Para criar o projeto)
  2. Clique com o botão direito na pasta "scr" onde ficam os códigos e selecione: New >> Other... >> JavaCC >> JavaCC Template File
  3. Pronto! O template está criado e já podemos compilar e rodar.

Se tiverem dúvidas para rodar as gramáticas criadas é só entrar em contato.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelo post.
Ótima (e concisa) explicação.

João Bairos disse...

Boas, o post tá muito porreiro, só que depois de baixar o compilador do javaCC o que faço com ele ?

Gostava de ter isso a funcionar com um dos exemplos do eclipse mas apareçe sempre erros no eclipse, mais propriamente nas classes após gerar um JavaCCTemplate File.

Gostava de obter uma resposta rapidamente visto que tou atrapalhado para um projecto de compiladores.

Um abraço!

Carlos Henrique disse...

Estou engatinhado em JavaCC e baixei o plugin do Eclipse(meu Eclipse é o granymed), comeceia usar seguindo o seu passo a passo e quando vou testa-lo no eclipse dá um erro...
Mas se eu compilo com o javacc na linha de comoando ele roda sem bronca...
Será que existe alguna configuração para que eu possa rada-lo no eclipse?