domingo, 11 de maio de 2008

Origem do SPAM

Que interessante, dia 17/03/08 eu postei no meu blog um post chamado GMail, falando como são chatos os spans e quanto tempo precioso perdemos quando nosso servidor de e-mail não detecta esses spans. Hoje achei um post muito legal no blog Avante do Bruno Ávila falando sobre a origem do spam.

Tudo começou em 03 de Maio de 1978, quando um cara chamado Gary Thuerk teve a brilhante idéia de utilizar a rede Arpanet para enviar um convite para 393 e-mails. O convite era para um evento de uma empresa chamada DEC, fabricante de computadores da época.

O problema é que essas 393 pessoas que receberam o e-mail ficaram revoltadas e mandaram um turbilhão de e-mails para Gary reclamando. Que loucura. Dá até para vermos a mensagem original enviada por Gary (clicando aqui), inclusise algumas reclamações que ele recebeu.

Mas o ponto chave é: Por que o nome SPAM?
A idéia de chamar os emails indesejados de SPAM tem origem num episódio de Monty Python, um grupo de comédia britânico dos anos 70 que era passado na BBC de Londres. SPAM é uma carne enlatada, parecida com a presuntada, vendida por lá e é sempre empurrada para você em qualquer coisa que se peça. Neste episódio, um casal de velhinhos chega num bar, do tempo dos Vikings, pedindo algo pra comer e para surpresa dos mesmos, um dos ingredientes que não faltam é o tal SPAM. Segue abaixo o vídeo original com legendas em português:

Nenhum comentário: