quarta-feira, 28 de maio de 2008

Você conhece a lei de Moore?

Você já parou pra pensar na rapidez em que cresce a capacidade de processamento dos computadores? Será que o aumento da capacidade de processamento diminuiu ou aumentou em algum momento? Será que esse aumento de capacidade é aleatório? Parece que nenhuma dessas perguntas faz sentido, mas por incrível que pareça existe uma lei que nos explica isso.

O que é a lei de Moore?

Em 1965, Gordon Moore, fundador da Intel, fez uma afirmação dizendo que a cada 18 meses a capacidade dos computadores dobraria, enquanto os custos permaneceriam constantes. Isto é, daqui a dois anos seria possível comprar um chip com o dobro da capacidade de processamento pelo mesmo preço que você paga hoje. Essa afirmação já dura mais de duas décadas e não parece ter prazo de validade definido, ela tornou-se tão verdadeira que acabou virando a famosa "Lei de Moore".

O interessante é que este princípio pode ser aplicado também a outros aspectos da tecnologia digital como chips de memória, discos rígidos e até a velocidade das conexões da Internet.

Até quando ela será válida?

Segundo o próprio Moore em quinze anos essa "lei" poderá perder a validade. Acontece que o processo litográfico, usado na confecção de dispositivos semicondutores, tem uma limitação física. Em breve, será impossível alinhar os átomos de silício de forma que seja possível controlar o fluxo eletrônico.

Algumas alternativas para contornar isso passam longe do conhecido transistor. Nanotubos de carbono, chips biológicos e computação quântica são boas apostas.

Mas também há quem acredite que essa lei irá vigorar mesmo com as outras alternativas. É esperar para ver.

Nenhum comentário: