quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vale a pena fazer mestrado? - 2010

Pelo bom número de acessos em meu primeiro post sobre valer ou não a pena fazer mestrado (leia aqui), eu resolvi escrever um novo post, já que hoje eu já sou mestre.

Primeiro fator que eu acho bem interessante é o seguinte: valorização do título. Por que eu falo isso? Falo porque se tu tens um título tu deves valorizar. Então, devemos analisar quem valoriza um mestre. Nesse sentido, universidades valorizam mestres, concursos públicos e até mesmo algumas empresas. No meu ramo (TI) não adianta eu ser mestre para trabalhar em uma empresa como programador, eu não vou ganhar mais programando porque eu sou mestre, mesmo que meu mestrado seja em linguagens de programação. Eu devo ver quem me valoriza e, nesse sentido, tanto universidades quanto empresas públicas me valorizam e muitas pagam 10% a mais só pelo título. Tu podes trabalhar como professor e valorizar teu título, como também podes trabalhar em outras empresas que também valorizam teu título. Mercado tem bastante nesse sentido, até porque nem todo mundo tem mestrado.

O segundo fator e o mais importante de fazer/ter mestrado são as chamadas soft-skills (habilidades interpessoais). Quando tu entra em um mestrado tu aprende muito a "se virar sozinho", o chamado autodidata. Tu aprendes a ir atrás de uma informação, aprende a passar essa informação e aprende a utilizar essa informação para ti mesmo. Tu crias uma capacidade de aprender onde procurar o que tu precisa, o que facilita muito essa busca. Fora isso, tu aprende a ser independente, a gerenciar seu próprio tempo de forma que tu sejas mais produtivo sem deixar de lado os compromissos, a falar em público, a ter didática na hora de ensinar alguém e a ter paciência em determinadas situações.

O fato de fazer um mestrado está ligado a um crescimento pessoal fora do comum. O desenvolvimento pessoal que um mestre adquire pode ser maior que o título propriamente dito porque é difícil de mensurar, mas você se torna uma pessoa mais capaz, mais confiante e até mesmo mais organizado.

Espero que o texto ajude a esclarecer algumas dúvidas e qualquer dúvidas é só comentar que estarei a disposição. Em breve colocarei alguns textos sobre situações boas e ruins que aconteceram durante esses dois anos de mestrado.



Nenhum comentário: